Minha Monografia:
No que se refere à Jane Austen, tem-se a realidade transportada para a ficção. Esta, por sua vez, traz o panorama da vida e expectativas vivenciadas pela maioria das mulheres do começo do século XIX. A sociedade inglesa deste período, nos mostra os costumes e convenções que regiam as comunidades apresentadas por Austen.
Logo, seus romances retratam o costume inserido nas festas, relações familiares e sociais e nos relacionamentos, regulando e condicionando. Sua capacidade de interpretar a realidade da qual fazia parte era fruto não só de conhecimento adquirido mas, de observação do outro e entendimento das engrenagens sociais.
Jane Austen, usando uma sutil e irresistível ironia, faz um esboço da mulher na sociedade pré-vitoriana, suas aspirações e limitações. Descreve as sanções e impedimentos sofridos pelo fato de ser mulher como testemunha ocular, visto que, “não era considerado apropriado para uma jovem dama da classe de Jane Austen escrever e ganhar dinheiro com isso. Portanto, colocar ‘por uma dama’ era uma coisa mais decorosa” (RAY, JOAN K. Professora de Literatura Inglesa da Universidade do Colorado).
Em muitas análises, as influências de outros escritores e de acontecimentos históricos no autor estudado, são apontadas na composição de suas personagens e de sua escrita, porém, Austen não passa – pelo menos explicitamente - essa visão em suas obras.
Entretanto, deve-se atentar ao painel histórico da época. A transição situada entre final do século XVIII e início do XIX e mudanças significativas decorrentes de transformações no campo tecnológico, processo produtivo acelerado em consequência da Revolução Industrial, avanços científicos e importantes contribuições de pensadores da Era da Razão - trazendo em suas literaturas, a dinâmica e a crítica da vida e do mundo em que viviam - promoveram novos níveis sociais e econômicos e o acesso à cultura de massa inaugurando assim, um novo limiar literário e social.
Palavras-Chave: Jane Austen; Romantismo; literatura; sociedade do século XIX; romance.
Cida